Pesquisar
Close this search box.

Sabia que o Câmera Mais tem uma loja?

Aula 01 – Exposição e Compensação de Exposição – Curso de Fotografia do Câmera Mais

Olá! Meu nome é Daniel Moreira.

Sou professor de cursos de fotografia básica, avançada, iluminação, tratamento de imagens e fluxo de trabalho com o Lightroom e fui fotógrafo de casamentos durante 5 anos.

Gosto muito de fotografar de maneira amadora/experimental, pois me dá liberdade de criar e/ou captar o que quiser, de forma descomprometida com o sucesso da tentativa.


É importante ressaltar que o fotógrafo amador, não é necessariamente pior que o fotógrafo profissional. Amadorismo é um termo amplamente usado para definir um trabalho ruim ou no máximo medíocre, mas não penso assim. Amador pra mim é aquele que ama o que faz, mas não quer se tornar um profissional, ou seja, não quer ganhar dinheiro com sua atividade. Existem fotógrafos amadores com mais conhecimento que fotógrafos profissionais e claro, o contrário também acontece.


Bom, vamos lá!

Como já deve saber, a Loja Câmera Mais não quer só vender câmeras, lentes ou acessórios para você. Ela quer que você seja um(a) fotógrafo(a) cada dia melhor. Por esse motivo é que fui designado para te ajudar a iniciar o aprendizado sobre o vasto universo da fotografia. Se você já fotografa e já tem conhecimento, sugiro que mesmo assim acompanhe esse curso desde o início, pois tenho a certeza de que você vai reciclar seus conhecimento e também aprender coisas novas.

Bom, inciarei pelo básico, mas lembre-se:

“Básico” nesse caso não é o supérfluo. “Básico” é base; alicerce, fundação, sustentação. Somente sobre um bom conhecimento básico é que você vai poder “montar” o resto das coisas que irá aprender.

Esse curso não tem uma programação pré-definida. Ao contrário do que acontece na sala de aula, não preciso seguir uma programação aqui no blog. Na escola temos data de início e de término do curso e aqui, não!

Também informo que não sei se esse curso um dia será reproduzido em vídeo, pois pelo menos pra mim, é muito mais fácil e rápido quando tenho alguma dúvida, consultar um artigo escrito do que um vídeo. Bendito seja o CTRL+ D e o CTRL+F! hehehe…

Hoje você vai aprender sobre:

  • Exposição no modo automático
  • Compensação de exposição

Exposição no modo automático:

A exposição nesse contexto é a medição ideal de luz determinada pela câmera. Toda câmera digital, seja ela profissional ou a câmera de um celular, “enxerga” a luz da mesma forma. O negócio é que a câmera processa tudo dentro dela somente em preto e branco e tem como objetivo transformar tudo em cinza 18%. E isso não é por acaso. Os engenheiros, ao longo do tempo, chegaram ao consenso de que para uma câmera digital funcionar bem, é necessário que ela considere como exposição perfeita, o tom de cinza 18%.
Para entender esse tal de cinza 18%, imagine que você tem um copo contendo 82ml de tinta branca. Daí você coloca dentro dele 18ml de tinta preta. O resultado será um cinza médio que no caso, é um cinza 18%.

Esse é um cinza 18% puro, veja:

Agora que você sabe disso, precisa saber de mais uma coisa:

“Já que a câmera acha que em uma exposição perfeita, tudo deve ser cinza 18%, se eu fotografar uma coisa totalmente branca, ela ficará cinza na foto?”
Sim, ficará.

“E se eu fotografar algo totalmente preto, vai ficar cinza na foto?”
Mais uma vez… Sim, vai.

“Mas e se for um cinza escuro o que quero fotografar?”
Bom, nesse caso, vai ficar cinza também, só que mais claro que o original… hehehhe


Lembrando que o resultado exato dessas tonalidades de cinza, nem sempre são exatamente 18%, pois depois de fotografada uma cena, a foto é rapidamente editada pelo aparelho e como cada fabricante tem as suas configurações de edição, no fim das contas existem leves variações nesse tom de cinza obtido na fotografia.


Entenda uma coisa:

Todo branco ou preto vai ficar cinza na foto se você não usar a compensação de exposição.


Compensação de exposição:

Esse é um recurso presente em todas as câmeras digitais e é usada comumente quando se fotografa no modo automático.
Dominar esse recurso é fundamental para saber como a câmera interpreta a luz. Isso fará com que seu domínio sobre a câmera seja muito maior, mesmo no modo automático, possibilitando que você consiga fotografar a cena que você vê,  da forma que deseja.

Daí você pode perguntar:

“Tá, mas isso só vale se eu tiver fotografando no modo automático, né?”

Na verdade, não. Quando se fotografa no modo manual, você se orienta pelo fotômetro da câmera. Se optar por deixá-lo sempre no “zero”, estará então fotografando tudo também em tons de cinza 18%. Mas falaremos mais sobre isso durante o curso, pois fotografia em modo manual é oooutro assunto…

Agora é hora de praticar, pois teoria sem prática é tão útil quanto uma bicicleta para um peixe.


Dica importante:
Faça seus testes durante o dia em um local bem iluminado. Se for treinar de noite, use uma luminária com uma lâmpada forte e que esteja bem próxima do assunto a ser fotografado.


Fotografando o branco:

  1. Guarde sua câmera e pegue seu celular. Sim, no início de tudo você vai usar a câmera do seu telefone mesmo! É mais simples e você poderá treinar em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso suas fotos do dia-a-dia começarão a ficar cada vez melhores!
  2. Limpe a lente da câmera do seu telefone.
  3. Abra a câmera do seu telefone e aponte para uma parede ou qualquer objeto grande e branco.
  4. Faça uma foto. Ela deverá ficar parecida com essa:

Agora é hora de usar a compensação de exposição para fazer esse branco ser realmente branco ou o mais próximo de um branco, pois dependendo da câmera, seja ela qual for, essa compensação tem um limite, e por isso pode ser que não obtenha o que deseja.


Importante:
Cada câmera tem o recurso de compensação de exposição em um lugar diferente. Algumas chamam esse recurso de “Brilho” e outras de “Exposição”. Devem haver outros nomes também, mas não tenho como saber. Para você controlar isso na sua câmera, sugiro “fuçar” o próprio menu da câmera, pesquisar no Google ou no manual do seu telefone.
Obs.: Não vou responder comentários sobre como encontrar a ferramenta de compensação de exposição no seu celular ou câmera. Para facilitar, o símbolo da configuração de compensação de exposição é sempre parecido com esse: 


Assim sendo, vamos lá:

Essa foto abaixo é da mesma parede branca, mas veja como ela agora parece muito mais branca e por isso, mais próxima da realidade:

Para chegar nesse resultado, bastou configurar a compensação de exposição para “+” (mais).
Compensar para “+” faz com que a foto fique mais clara.

Agora vamos fazer a mesma coisa com o preto.


Fotografando o preto:

Se você tem uma parede preta, vai lá e faz a mesma coisa que fez com a parede branca. Se assim como eu você não tem uma parede preta, pegue uma camisa, jaqueta ou qualquer outra coisa que seja bem preta, aponte sua câmera pra ela e clique.

A foto ficará mais ou menos assim:

Cinza, né?

Para resolver isso, agora vamos compensar a exposição para “-” (menos), pois compensar para “-“, faz com que a foto fique menos clara.

Veja como ficou:

“Mas e se eu quiser fotografar algo cinza, tipo um cinza mais escuro?”

Nesse caso você também vai ter que compensar para menos caso queira que o cinza seja retratado de forma fiel, mas não precisará compensar tão para menos como fez ao fotografar o preto.

Você só não vai precisar compensar nada se tiver fotografando algo que seja cinza 18%!

Olha só como as fotos da parede branca e da camisa preta ficaram com o tom de cinza parecido sem o uso da compensação de exposição:

E olha a diferença quando se usa a compensação de exposição:

Até agora só falei sobre preto, branco e cinza, mas e quando precisar fotografar algo colorido?

Lembra que eu disse que a câmera processa tudo em preto e branco?
Ela “vê” o mundo em preto e branco, mas você o vê colorido, né?
Então como saber como a câmera vai lidar com determinada cena, se ela não vê o mesmo que você?

Olha, é bem simples:

Se você fotografa uma cena bem colorida e depois, lá na edição, transforma essa cena colorida em preto e branco, você estará vendo a foto assim como a câmera vê no momento de “decidir” qual será a exposição correta.
Se a sua cena tinha um azul claro, ele agora é cinza claro. Se tinha um azul escuro, ele agora é cinza escuro.
O que você deve fazer é imaginar, antes de clicar, qual seria o tom de cinza daquela cor se você a visse em preto e branco. Daí você compensa a exposição de acordo com sua necessidade ou gosto.

Como já disse, dominar isso faz toda diferença do mundo, pois suas fotos terão muito mais qualidade se você acertar a luz na hora do clique. Sempre que precisar editar uma foto pra fazer com fique mais clara ou mais escura, irá perder muita qualidade e por isso ela não será tecnicamente tão boa.
Portanto treine bastante aí, mas não só com coisas brancas ou pretas. Use essa técnica para fotografar qualquer coisa. Quando for fazer uma foto durante seus treinos, faça três fotos da mesma cena: Uma sem compensação, outra com compensação para mais e outra para menos.
Feito isso descarregue as fotos no seu computador para poder analisar melhor as diferenças entre cada uma.

As fotos abaixo foram todas elas feitas com a câmera de um celular e não seriam como são, se eu não tivesse usado a compensação de exposição:

Gallery Wordpress

Talvez você esteja pensando:

“Mas eu tenho fotos aqui que tem coisas brancas e coisas pretas e estão fiéis. O que é branco está branco e o que é preto, está preto.”

Beleza, isso é normal, pois quando você fotografa uma cena com muitos tons de cinza e com pretos e brancos, a câmera faz uma média de tudo e dependendo da cena, é normal ela acertar.

Essa regra da compensação de exposição serve para quando a cena contiver muitos elementos claros ou escuros e também as vezes, quando você não ficar satisfeito com a foto que a câmera registrou.

Ficarei por aqui mas deixo um recado:

Para fotografar cada vez melhor é preciso teoria, prática e observação.
Quando me refiro à observação, quero dizer que é necessário sempre contemplar o trabalho de fotógrafos, pintores, cineastas, ilustradores etc. Pesquise no Google e vai encontrar vários! Isso vai treinar sua percepção, fazendo com que seu senso estético se aprimore. Como consequência você começará a ver várias coisas em suas fotos que podem ser facilmente melhoradas.

Não seja uma ilha.


AVISO IMPORTANTE:
Todo o conteúdo desse curso está protegido pela lei de direitos autorais (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.)
Não é permitida a reprodução ou duplicação, digital ou impressa, integral ou parcial dos textos, imagens, animações, vídeos ou arquivos sem prévia autorização do Câmera Mais.
Não é permitido o uso do conteúdo desse curso por escolas de fotografia ou design, por professores independentes, criadores de conteúdo digital ou impresso sem prévia autorização do Câmera Mais.

Compartilhe! Mas só se você quiser. :)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Print

4 respostas

  1. Belíssima aula! Texto muito bem escrito, claro e coeso, trazendo informações muito importantes!
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer melhorar suas fotos?

Informe seu melhor e-mail e receba
dicas em primeira mão.