Pesquisar
Close this search box.

Sabia que o Câmera Mais tem uma loja?

O que é EXIF, e qual a sua importância?

Olá pessoal! Você já ouviu falar de EXIF? Provavelmente em alguns fóruns de fotografia, quando você posta uma foto alguém sempre te pergunta o EXIF da foto, muitas vezes já vi pessoas ficando frustradas por não saberem do que se trata, fique calmo, vamos esclarecer para você!

Oque é?

EXIF é a sigla para: Exchangeable image file format, ou seja, são dados variáveis que acompanham o arquivo da foto, vídeo, etc.

Quando você clica uma foto, não é apenas a imagem que a sua câmera está registrando, junto com o arquivo da foto, ela também insere outras informações importantes, como a lente que você usou, a câmera, velocidade de exposição, abertura da lente, data, hora de captura e até mesmo a localização via GPS, caso a sua câmera possua o dispositivo integrado.

Okay, Mas qual a importância do EXIF?

É um atalho para profissionais

Como profissional de fotografia, você muitas vezes precisa repetir resultados e reproduzir o mesmo tipo de foto várias vezes. Você não vai precisar ter que memorizar tantas informações. Tendo o Exif disponível basta pesquisar quais as configurações você usou como ISO, abertura e velocidade, já poupa um pouco do tempo de execução no próximo trabalho.

É bom para organizar suas fotos

meu workflow

Com as informações do EXIF em alguns programas como o Lightroom, você pode classificar suas fotos, por lente usada, distancia focal, modelo de câmera usada, etc. Para o caso de fotógrafos que usam diversas câmeras e lentes em um evento. Assim o seu Workflow fica mais rápido e você não perde tempo procurando uma foto no meio de milhares.

É ótimo para aprender novas técnicas

Quando você vê uma foto no Flickr ou no 500px que você goste, muitas vezes você se pergunta: como será que foi feita essa foto, que câmera / lente ele usou?  Basta olhar no EXIF da foto que você verá todas essas informações e além disso também saberá como obter resultados semelhantes, se usar as configurações semelhantes.

Okay! mas como faço para ter esse tal de EXIF?

Se você possui uma DSLR, a sua câmera já guarda as informações de cada foto e vídeo automaticamente, para acessar os dados das fotos, você não precisa de nenhum programa específico, basta clicar com o botão direito na sua foto (quando estiver no windows) em seguida clicar em propriedades, após abrir uma janela, clique na aba detalhes e voilá! todas as informações da sua foto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como ver o exif da foto dos fotógrafos que eu admiro?

Nem todos os fotógrafos liberam as informações das fotos que eles tiram, porém muitos bons fotógrafos deixam liberada as informações em suas contas de Flickr  ou 500px.

Para visualizar no Flickr

Quando abrir a foto no canto inferior direito vai ter 3 pontinhos, ao clicar lá vai aparecer um menu, clique em view EXIF info.

Ou você pode na barra do navegador digitar meta no link da foto: ex:

http://www.flickr.com/photos/rafaelericson/7987323744/

http://www.flickr.com/photos/rafaelericson/7987323744/meta

 Para visualizar no 500px

O 500px já exibe sem precisar clicar o EXIF da foto logo abaixo da foto, caso não apareça é porque o autor da foto não quis revelar seus segredos =D

Se você gostou do post, não esqueça de curtir, compartilhar e comentar! caso tenha alguma dúvida ou sugestão registra ai nos comentários! Abraços a todos e bons clicks!

Compartilhe! Mas só se você quiser. :)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer melhorar suas fotos?

Informe seu melhor e-mail e receba
dicas em primeira mão.