Introdução à Composição: Regra dos Terços

Tudo bem pessoal? Vou explicar um pouco sobre um assunto bem interessante e que pode melhorar demais as suas fotos! Cada fotógrafo tem seu estilo: não importa o modelo da câmera ou as funções que ela tem; algumas técnicas podem se utilizadas na hora do clique para obter fotos melhores – e hoje no Blog Câmera Mais, vamos aprender sobre uma dessas técnicas (a mais simples e antigas delas) que é a Regra dos Terços. O que é Regra dos Terços? A Regra dos Terços (alguns chamam de proporção de ouro) consiste basicamente na divisão da foto em 9 quadros: 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, posicionando o assunto em destaque nos pontos de intersecção. A proporção foi muito utilizada na arte renascentista, como no quadro “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e também na obra surrealista “O Sacramento da Última Ceia”, de Salvador Dalí, onde os autores buscaram a perfeição áurea nas pinturas.

Na prática Ao fotografar, imagine um “jogo da velha” no ocular/LCD da sua câmera: o assunto principal deve estar próximo às linhas de convergência. Fotografias horizontais, como de paisagem, devem ficar próximas (e alinhados) à linha horizontal do jogo da velha. Em retratos, uma dica é sempre posicionar o rosto da pessoa próximo à uma intersecção (de preferência no terço superior), focando sempre nos olhos. 

Mais alguns exemplos:


Como toda regra tem sua exceção, na Regra dos Terços não é diferente: você não precisa utiliza-la sempre. Na realidade, é apenas uma orientação para fazer fotos razoavelmente enquadradas e com equilíbrio entre o assunto e o fundo. Às vezes, ter o foco no centro da foto pode ser muito melhor.

No próximo artigo abordaremos a Regra do Terços na pós-edição, usando o Lightroom.
E você tem alguma dica, sugestão? Participe nos comentários!

5 thoughts on “Introdução à Composição: Regra dos Terços

  • Legal. A regra dos terços é apenas a ponta do iceberg para quem quer realmente aprender fotografia. Há muito mais sobre composição que vale a pena vocês abordarem também, como linhas paralelas, equilíbrio, simetria, espaço negativo…

    • Sim, Leonardo, há muito conteúdo pela frente; obrigado pelo comentário e esperamos sempre contar com sua participação aqui no blog Câmera Mais!

  • Acredito que tenha um equivoco…….Pelo que leio e estudo a respeito de fotografia, regra dos terço e proporção aurea(de ouro) são regras distintas… Correto?

    • Olá Raphael, a proporção aurea surgiu com Fibonacci cerca de 2000 anos atrás, a regra dos terços veio posteriormente, é uma adaptação da proporção áurea onde coloca os 4 pontos de ouro muito próximos aos centros das espirais de Fibonacci, tornando o resultado praticamente o mesmo. o conceito das regras dos terços apesar de parecer diferente, é o mesmo da proporção áurea. Espero ter esclarecido =D continue comentando! isso traz crescimento a todos! e bons clicks!! =]

  • Ótimo texto, estou aprendendo muito com o cameramais.
    Gostaria de salientar que no trecho “A proporção foi muito utilizada na arte renascentista, como no quadro “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e também em “O Sacramento da Última Ceia”, de Salvador Dalí, onde os autores buscaram a perfeição áurea nas pinturas.” fica subentendido que Salvador Dalí é um artista renascentista o que ao meu ver não é verdade pois este foi um artista surrealista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code