Saia da “Zona de Conforto!”

Fala galera!!!
Hoje resolvi escrever sobre algo que tenho visto frequentemente e que precisa ser muito bem observado por nós, fotógrafos ou não, pessoas normais, meros mortais: a zona de conforto!
Zona de conforto nada mais é do que o comodismo que vivemos, é a simples vontade de não querer fazer algo novo, de viver sempre no “mais do mesmo” e nunca evoluir, arriscar e buscar algo maior e melhor.

Na fotografia isso é um fato consumado, fácil de se observar em fotógrafos que não se “sujam”, que não buscam um novo olhar, que não estudam e deixam de evoluir neste mundo onde a cada dia que passa, surge uma nova técnica ou jeito novo e mais fácil de se fazer a mesma coisa.
Como diz o grande fotógrafo Tyto Neves: “Tendências são passageiras, o caráter é permanente!”
Isso significa que você não deve seguir tudo de novo que aparece, que deve criar seu próprio estilo e não há outro jeito a não ser evoluindo, estudando, se arriscando um pouco mais. Não vejo outra maneira de se destacar sem fazer um pouco de sacrifício.
Se você faz o mesmo que os outros, será apenas mais um. Se quer se destacar, terá que fazer algo que ninguém fez.
Fotografia é uma arte, e como tal, exige constante aprendizado, comprometimento e amor.
Não fique reclamando daquele que se diz fotógrafo, que faz fotos horríveis e cobra um valor muito abaixo do mercado. Faça você a diferença, evolua, estude, busque melhorar o seu trabalho e com isso conseguir alcançar o sucesso. Estes pseudo-fotógrafos logo serão engolidos por um mercado que cada vez mais exige qualidade e busca sempre um diferencial a mais.
Saia da zona de conforto, tire este medo de tentar e arrisque um pouco mais. A vida é muito curta para ficar vivendo de “se”. Faça acontecer, aprenda com os erros e amadureça.

Boa parte disso pode ser usado para nós como cidadãos comuns.
Não está contente com o seu trabalho, relação amorosa ou qualquer outra coisa? Vá em busca de algo que te faz feliz, se permita buscar esta felicidade, felicidade esta que está dentro de nós e muitas vezes não a vemos porque não fazemos aquilo que queremos, porque ficamos acomodados com o que temos.

Pra exemplificar, mostro a foto abaixo:

Esta é a prova de que sair da zona de conforto só nos traz coisas boas.
No dia em que tirei esta foto estava muito frio, acordei bem antes das 5:00h, me agasalhei bem, vesti um gorro, peguei minha câmera e fui com amigos fotografar a natureza e fazer macrofotografia.
Madrugar num dia de frio pra fotografar é sair da zona de conforto!
Você tem de estar muito disposto e se sentir bem com isso e era exatamente assim que eu estava. A maioria das pessoas estava nas suas casas dormindo.

Aquele de gorro preto sou eu. Esta é a prova de que estava muito frio, mata fechada, úmida, barrancos e eu ali, feliz!
Este é um exemplo bobo, banal até, mas mostra que mais do que vontade de querer mudar, de fazer a diferença, você tem de se sentir bem com isso. Muitas pessoas mudam mas não se sentem bem, ou seja, continuam na mesma.

Já dizia o grande pensador Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

Acredite em você, no seu potencial, no seu talento e não dê ouvidos aos outros. É muito mais fácil falar mal dos outros do que fazermos uma mudança em nós.

Nunca é tarde para tentar, basta acreditar!

Grande abraço à todos!

2 thoughts on “Saia da “Zona de Conforto!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code