Preto no Branco

Recebi uma solicitação para fotografar um produto que seria aplicado em fundo preto pois o anúncio teria duas versões: um para página simples e outro para página dupla sendo que em ambos eles aplicariam ilustrações coloridas conforme o layout que me foi enviado. Como o produto não é nenhum lançamento mas sim uma ação promocional de uma rede de lojas, resolvi publicar aqui para que vocês pudessem ver o making of e o resultado final.
A imagem não precisou ser tratada como deveria pois isso será feito pela agência mas particularmente gostei bem do resultado.

A garrafa de Coca-Cola© e a vela foram simplesmente para servirem de apoio aos rebatedores.

Eu usei somente uma única luz para este trabalho, uma tocha (flash) Greica 150 com um Softbox.

Essa luz eu usei para iluminar mais o fundo infinito do que o produto e explico o porque:

como eu iria colocar a peça em um fundo preto, eu precisava dar um contorno luminoso e assim dar um destaque ao produto. Sendo assim, eu coloquei dois rebatedores nas laterais da peça e um na frente o qual me deu a luminosidade que eu queria para o rótulo, o que na verdade representa o olho do modelo.

Como o flash estava apontando mais para trás do que para cima da peça, a luz rebateu no fundo infinito, veio até os rebatedores laterais para dar a luminosidade que eu queria nas bordas e ainda sobrou luz para chegar ao rebatedor frontal e voltar para o rótulo.

Simples assim….

O restante eu trabalhei no Photoshop para aplicar no fundo preto.

Para quem acha que eu fiquei trabalhando nisto por horas para recortar o produto e aplicar, posso afirmar que não levei mais do que 1 hora para fazer tudo. Desde a foto até a edição.
Nos dias de hoje precisamos ganhar tempo e o digital nos favorece. Você só precisa saber como trabalhar com qualidade, sempre.

E para fechar, aqui vai o meu lema: fazer mais com menos, sempre que possível e sempre com qualidade.

Abaixo coloco as duas fotos, o durante a foto e o depois (resultado final).

Até o próximo post.

8 thoughts on “Preto no Branco

      • Parabéns! linda foto!
        Alí você diz ter usado apenas uma luz: “Eu usei somente uma única luz para este trabalho, uma tocha (flash) Greica 150 com um Softbox”. qual a potência do flash que você usou? essa luz contínua que aparece ali na foto é do próprio flash?
        Obrigado

  • Marcello Barbusci, só mais uma perguntinha.. ehhehah
    Você pode ser mais específico no tipo de fórmica que você utilizou? pois minha maior dúvida é a escolha de um material para fundo infinito que reflita o produto, como nesta foto que você publicou.
    Obrigado

  • Juliano, o reflexo que você vê na foto final não foi produzido na foto pois como falei, eu tinha de aplicar a foto em um fundo preto e nunca conseguiria recortar o reflexo feito no fundo branco para aplicar no fundo preto.

    Este reflexo que você vê eu fiz na hora de tratar a foto e trabalhar a pós produção.
    Se fosse para usar o produto em um fundo branco, eu faria direto na foto e usaria uma fórmica brilhante porém me preocupando com o reflexo da luz para locais que não seriam interessante e assim criando flars idesejáveis.

    O material que usei para fazer o fundo infinito eu trouxe de fora e é específico para fotos. Aqui vende mas sinceramente não sei o nome e valor da placa mas a fórmica resolve muito bem essa questão.
    Sucesso.
    Abraços

    • Na verdade Rodrigo eu não tenho essa foto mas para você ter uma idéia, esse flash eu apontei para o fundo fazendo um angulo de 45 graus. Com isso eu consegui rebater a luz para as laterais e para frente..
      Espero ter ajudado.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code