Pesquisar
Close this search box.

Sabia que o Câmera Mais tem uma loja?

ISO – Informações Básicas

Olá amigos do Blog Câmera Mais!

Vamos falar sobre esta que é uma configuração encontrada em quase todas as câmeras, desde compactas até profissionais. Provavelmente muitos já conheçam (muito melhor que eu) esta ferramenta, pois se trata de um tema muito básico e necessário para quem está no mundo da fotografia, então este post será mais direcionado para aqueles que estão começando a fotografar, seja por profissão ou simplesmente por diversão.

Normalmente quando começamos a fotografar apenas por registrar momentos de nossas vidas, não nos importamos com ISO, obturador, diafragma, exposição, composição, iluminação, etc…
Tudo o que temos que fazer é deixar nossa câmera no modo “AUTO” (automático), pois é muito mais fácil.
Mas sempre nos deparamos com fotos tremidas, fora de foco, borradas, foto muito clara, foto muito escura, etc… A princípio quando não temos um conhecimento básico sobre fotografia o único motivo disso ter acontecido e que passa pela nossa cabeça é: “Eu tremi na hora de tirar a foto”?! Mas não é bem assim, pois existem muitos fatores que levaram a fotografia a ficar deste jeito, e hoje de forma simples vou tentar explicar um pouco sobre uma recurso que é muito importante: o ISO.
Em outras ocasiões as outras ferramentas e funções serão abordadas ok?

Afinal, o que é ISO?

ISO, resumidamente (muito resumido) é a sensibilidade do sensor da câmera (ou do filme). Quanto maior o valor do ISO mais luz será absorvida. Aqui não irei entrar em muitos detalhes, mas para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a “história”, regras e outras coisas sobre o ISO eu recomendo este link.

O que é importante saber a princípio:
– Com valores de ISO altos será absorvido uma maior quantidade de luz pelo sensor o que ajudará em um ambiente pouco iluminado.
– Com valores de ISO baixos uma menor quantidade de luz é absorvida e será necessário ter mais iluminação no ambiente seja ela natural ou artificial.

Um problema do uso do ISO muito alto com pouca iluminação é que a fotografia terá ruídos e prejudicará a nitidez dos detalhes na fotografia, o que não é nada bom se você for utilizar esta foto para uma ampliação por exemplo.

Segue abaixo uma fotografia tirada do mesmo assunto, com a mesma iluminação, apenas com valores de ISO totalmente diferentes:

(desculpem a má qualidade da composição, a foto foi tirada apenas para exemplo)

Dá para notar claramente o aumento do ruído e a diminuição da nitidez na fotografia com 6400 de ISO, como já foi dito anteriormente. Para um trabalho onde fosse feito a ampliação da imagem para impressão ou qualquer outro trabalho profissional seja edição ou publicações onde seriam notados todos os detalhes, esta imagem não seria muito boa. Porém vejam abaixo a mesma fotografia que foi tirada com o ISO de 6400 em tamanho completo (sem crop):

Quase não se nota tanto ruído na fotografia, e seria totalmente utilizável em uma revelação 10x15cm ou então como é muito comum hoje em dia, para ser usada em um álbum de alguma rede social. (claro que seria mais utilizável ainda com uma composição melhor… rs)

Então para que utilizar ISO alto se terei uma perda na qualidade da imagem?

Uma das principais vantagens do ISO alto é que com a maior absorção da luz ambiente será possível utilizar velocidades muito mais altas do obturador que ajudaria e muito em certos casos. Como por exemplo: fotografar pessoas em movimento, animais, esportes etc… Outra vantagem (talvez a mais importante) é conseguir melhores fotografias em ambientes com pouca iluminação e que não tenha a ajuda de um tripé ou apoio.

O fator de ruído nas fotografias também varia muito de câmera para câmera, por exemplo: Em uma câmera compacta mais básica utilizando ISO 800 haverá muito mais ruído do que a mesma foto tirada com uma câmera profissional utilizando o mesmo ISO, em algumas câmeras talvez nem haja ruído algum. Então é muito bom sempre conhecer a sua própria câmera, fazer testes e mais testes, pois só assim saberá exatamente quais configurações vão ser a melhor opção para você.

Espero que o texto ajude, e se tiverem qualquer dúvida basta postar nos comentários abaixo que estarei respondendo ou então procurando ajuda para responder!
Dicas, sugestões, correções são sempre bem vindos! Fiquem á vontade.

Um forte abraço!

 

Compartilhe! Mas só se você quiser. :)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer melhorar suas fotos?

Informe seu melhor e-mail e receba
dicas em primeira mão.