Fotos de família: segredos que não são tão secretos assim

Não é de hoje que famílias contratam fotógrafos para registrar seus momentos. Desde o principio da fotografia você verá fotos familiares com todos seus integrantes; uma foto para a eternidade.

Os tempos mudaram e a família como era mudou bastante. Hoje as fotos deixaram de ser apenas um registro formal, elas não só retratam um período de tempo, mas também transmitem sentimentos e mostram como a família é de verdade, no seu dia-a-dia e na forma dos integrantes se relacionarem.

Hoje vou contar alguns segredos (que não são tão secretos) para tirar fotos de família!

Conheça a família

Sim, para conseguir registrar os melhores momentos é necessário empatia e intimidade com quem vai fotografar. Converse com as crianças e com os pais. Tente entender o jeito de ser de cada membro. Saiba quem é tímido, extrovertido e use isso ao seu favor.

Seja natural

Nada de forçar poses, falar para as crianças como devem se comportar. Pais sempre tentam fazer com que os filhos olhem para a câmera, e façam poses. Converse com seus clientes antes, estimule o ensaio ser uma grande brincadeira.

Saiba conversar e interagir

Por incrível que pareça, muitos acham que para fotografar é só pegar a câmera e sair clicando. Não é bem assim, você muitas vezes tem que “conquistar” a foto. saber contar uma piadinha ou fazer uma gracinha pra tirar uma gargalhada, uma pirueta ou uma travessura.

 

Seja paciente

Paciência é uma virtude, para a fotografia isso é uma verdade absoluta. Crianças choram, emburram, pais perdem a calma quando seus filhos começam a aprontar, mães ficam testando 5 mudas de roupinhas para ver qual é a melhor. Em momentos como esses, você fotógrafo tem que ser calmo e ter paciência tibetana.

Use lentes claras

Tenha sempre no seu gear uma lente clara com abertura de f/2, para menores como f/1.8, f/1.4. Lógico que lentes claras custam sempre muito mais, porém pra quem está começando recomendo usar a 50mm f/1.8 que é a mais barata das lentes, com uma qualidade excelente.

O gear que eu acho ideal é:

24-70mm f/2.8
50mm f/1.8 ou 50mm f/1.4 se tiver grana uma 50mm f/1.2
85mm f/1.8
135mm f/2
Lógico que esse gear pode mudar para cada fotógrafo, para minha realidade ele é versátil, serve para ambientes internos e externos.

Prepare seu equipamento

Essa dica é universal para qualquer fotógrafo, verifique a bateria, cartões de memória, pilhas para flash, lentes, rebatedor etc. É inaceitável a bateria ou o cartão de memória acabar no meio do ensaio.

Seja simpático(a)

Simpatia é um pré requisito para ser fotógrafo, não só para retratos de famílias, mas para todos os seus clientes. Ninguem quer ser atendido ou compartilhar momentos íntimos familiares com alguem carrancudo que não sorri. Fotografia antes de tudo tem que ser divertida

Gostou do post? Quer compartilhar a sua experiência? Tem dúvidas? Comente aqui em baixo!

1 thought on “Fotos de família: segredos que não são tão secretos assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code