Ferramenta Sobreposição de corte no Lightroom 3

Olá galera do Blog Câmera Mais!
Todos trabalhando à 1/8000?
Em meu outro artigo escrevi sobre como usar a Regra dos Terços pra melhorar as fotos (leia aqui) e hoje lhes apresento mais uma dica super-básica para quem está começando na fotografia: a ferramenta “Sobreposição de corte” no Lightroom 3.

Sobreposição de Corte usando o Lightroom 3

Sobreposição de Corte usando o Lightroom 3

Nem sempre conseguimos enquadrar perfeitamente o assunto fotografado, sobrando por vezes, uma área nula acima ou dos lados do assunto; ou mesmo uma foto de paisagem em que o horizonte fica “caindo”, onde corrigimos o ângulo da imagem.

Para isso, temos a ferramenta de sobreposição de corte, ou simplesmente ‘corte’ no LR: é muito simples de usar, porém, ela também tem alguns recursos que você pode aplicar enquanto compõe a foto. Preparados?!

No módulo de Revelação, clique no ícone (em destaque na imagem acima), ou aperte a tecla “R” do teclado.

Sobreposição de Corte usando o Lightroom 3

Sobreposição de Corte usando o Lightroom 3 – Linhas de Corte

Você pode arrastar com o mouse, selecionando a área que você deseja cortar, ou arraste nas “alças” indicadas com a flecha em vermelho. Observe que aparece “virtualmente” a Regra dos Terços, para auxiliar no corte e enquadramento mais adequado na foto.

E aqui vai a dica: muita gente não conhece a função de selecionar a proporção áurea para utilizar no crop; basta apertar a tecla “O” (letra ó) para que ocorra a mudança entre elas. Acompanhe:

Sobreposição de Corte LR3 - Regra dos Terços

Regra dos Terços

Sobreposição de Corte LR3 - Áurea

Áurea

Sobreposição de Corte LR3 - Grade

Grade

Sobreposição de Corte LR3 - Triângulos

Triângulos

Sobreposição de corte LR3 - Fibonacci

Espirais | Fibonacci

Para os cortes de espirais (ou Fibonacci, quero trata-lo em um artigo futuro) e triângulos, existe a função de usar as teclas Shift + O para selecionar os lados que melhor se adapta à foto. No triângulo, apenas duas posições e nos espirais, se consegue até 8 modos diferentes, para realizar o ajuste.

Sobreposição de corte no LR3 - Exemplo - Foto: Luiz Nicolak

Sobreposição de corte no LR3 – Exemplo – Foto: Luiz Nicolak

Tente memoriza-los e aplica-los direto no visor da sua câmera em seus próximos cliques. Além de tornar visualmente mais agradável suas fotos, fica muito mais fácil trata-las na pós-edição. 😉

Tem mais alguma dica ou sugestão para acrescentar aqui? Deixe seu comentário; ficarei feliz em lê-lo! Anh, não se esqueça de compartilhar usando os botões sociais (ali em baixo)!

Abraços e até a próxima!

5 thoughts on “Ferramenta Sobreposição de corte no Lightroom 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code