Ética na Fotografia – Como ser um fotógrafo profissional

Olá a todos!

Antes de começar nesse assunto um pouco polêmico, primeiramente vamos a definição de ética:

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.[1] A palavra “ética” é derivada do gregoἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.[2]

Ou seja Ética são valores e princípios ideais para o comportamento de um grupo.

Com essa introdução podemos prosseguir.

A fotografia tem expandido muito com a nova era digital, hoje é mais fácil e mais acessível ter uma câmera. A cada dia que passa, novas câmeras são lançadas, cada vez com mais recursos e cada vez mais baratas.
Com isso surgiu um “BOOM” na profissão fotógrafo, muitas pessoas se apaixonaram com o mundo da fotografia, e muitas pessoas decidiram largar seus empregos chatos e dedicarem em tempo integral a tornarem-se “fotógrafos profissionais”.

Até ai tudo bem, o que há de mal em descobrir uma paixão e viver dela? É maravilhoso!

Infelizmente nem tudo é tão bom como se parece, com essa nova geração de apaixonados, surgiu junto uma geração de fotógrafos despreparados, sem estudo, sem conhecimento de mercado e sem noções éticas.

Então ai seguem algumas dicas para tornar-se um fotógrafo profissional ético:

Cobrar mais barato não fará de você um fotógrafo melhor

Se você é fotógrafo profissional, saiba cobrar o preço de um profissional, não se esqueça que quem vive de fotografia e tira o sustento dessa profissão, tem filhos para sustentar, contas em casa para pagar, aluguel, aluguel de ponto comercial, internet, luz telefone, investimentos em equipamentos, etc.

Se todos os fotógrafos cobrassem um preço justo, uma tabela de mercado regulada, a briga nunca seria por preço, mas sim por qualidade. E os clientes escolheriam seus fotógrafos pelo estilo que mais o agrada.

Profissionais usam equipamentos profissionais

Sei que vai ter gente torcendo o nariz com esse tópico, dizendo que o equipamento não faz o fotógrafo, lógico que o equipamento não faz o fotógrafo. Mas então porque você acha que profissionais investem em equipamentos melhores e mais caros?
Um fotógrafo profissional não usa uma câmera entry-level, com uma lente 18-55 mm do kit. Ele investe em lentes melhores, em corpos mais caros, em equipamento de estúdio. Tudo para oferecer cada vez mais qualidade para seus clientes.

Não se iluda pensando que você vai ter a mesma qualidade de um fotógrafo que usa uma Nikon d800 ou uma Canon 5D mark III usando lentes de alta qualidade, com a sua rebel e uma lente 18-55mm.

Um profissional sabe receber críticas

Quer tornar-se um profissional? Então aprenda a ser criticado! Nunca se esqueça que humildade faz parte da profissão, o mercado será cruel, uma vez que seu cliente não gostar do seu trabalho, ele certamente falará mal de você, pra várias outras pessoas. Portanto se algum amigo fotógrafo, parente, quem quer que seja encontrar algum defeito em sua foto, ou algo que precisa melhorar. Aceite a crítica e procure melhorar.

Inveja não combina com profissionais

Algum colega profissional está ganhando muito dinheiro, está fazendo muito sucesso?
Falar mal do trabalho dele, não vai fazer o seu trabalho ser melhor, não vai aperfeiçoar a sua técnica. Portanto evite ficar queimando seu colega de profissão, o seu sucesso não depende dos outros, depende de você mesmo. Ao invés de falar mal, faça melhor!

Seja gentil educação é fundamental

Saiba tratar as pessoas com gentiliza, isso é fundamental não só para ser ético como profissional, mas como para ser um ser humano melhor.

Não se esqueça de que todo mundo é um potencial cliente. Trate todo mundo bem, inclusive colegas de profissão.
Sim! Nós fotógrafos poderemos ser um cliente seu, ou você acha que fotógrafos não casam? não tem filhos? não tem famílias?

e na mesma linha da gentileza…

Seja educado e gentil com seus COLEGAS DE PROFISSÃO

Não é porque o indivíduo é seu “concorrente” que você deve desmerecer o trabalho dele, ser grosso e mal educado. Não é porque você está há 20 anos trabalhando como fotógrafo, que você deve maltratar quem está a 2 meses como profissional.  Nunca se esqueça o mundo dá voltas um dia você pode precisar de alguém.

Fotógrafos profissionais NÃO ROUBAM

Por incrível que pareça, existem fotógrafos que pegam fotos de outros fotógrafos e dizem que são deles. Por não terem um portfólio acabam roubando fotos para parecer melhor do que aparenta ser.

Isso é CRIME, se for pra fazer isso NÃO SE DÊ AO TRABALHO DE CHAMAR-SE DE FOTÓGRAFO. Caso fizer isso, esteja preparado para processos judiciais. Que só causam dor de cabeça e destroem uma carreira.
Com a internet hoje em dia torna-se praticamente impossível cometer um crime desses sem que ninguém descubra.

Saiba se comportar na internet

O Facebook é uma ótima ferramenta social (assim como vários outros sites), porém muitos profissionais fazem um péssimo uso dele. Promovendo brigas, discussões desnecessárias, e rixas que não levam a nada.

Use as redes sociais ao seu favor, evite brigas, evite expor polêmicas. Seja cordial, simpático e educado. Diante qualquer conflito, tente resolver da forma mais tranquila possível e JAMAIS discuta com algum cliente na internet. JAMAIS torne público algum problema com cliente, não use o seu Facebook para dar indiretas, muitos clientes podem entender você de forma errada. Separe seu perfil Profissional do seu Perfil pessoal (aliás, crie uma Fanpage para divulgar seu trabalho). A sua imagem é o seu cartão de visitas.

Abraços, bons clicks e até semana que vem!

 

5 thoughts on “Ética na Fotografia – Como ser um fotógrafo profissional

  • Adorei seu blog e claro esta publicação,tenho visto muita gente se dizendo profissional por aí, principalmente em redes sociais,imagino o quanto um fotógrafo rala para se tornar realmente um profissional e também o qunto ele investe.
    Acho que deveria ter mais publicações sobre a ética.Parabéns
    Julia

    • é um tanto complicado, mas acredito que também seja culpa de nós profissionais, de não mostrar o quanto o nosso trabalho é sério, muitas vezes ficamos calados e passivos assistindo a tudo isso acontecer =D obrigado por ler e curtir! abraços e bons clicks!

  • Mano Rafael, excelente texto. Mas acho que ele apesar de estar limitado ao seu universo como fotógrafo, vale para qualquer profissão. Ética, educação, companheirismo e profissionalidade cabem em qualquer ofício. Mas infelizmente, não é essa a tônica que as pessoas assumem para suas vidas. Abração!

  • Realmente, muito bom o que foi escrito. eu mesmo não me considero profissional . sim investi em uma câmera profissional , pois considero a fotografia uma arte. até criei uma pagina minha https://www.facebook.com/GlowFotografia . me sinto um pouco frustrado pois hoje em dia , qualquer pessoa com qualquer camera, ja faz um logotipo e coloca em suas fotos. demorei muito para criar coragem e mostrar um pouco do meu trabalho e espero que no futuro me de retorno. congratulações pelo site . !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code