Aprenda a teoria da fotografia brincando!

Olá pessoal!

Navegando pela internet, encontrei um site muito interessante para todos aqueles que estão aprendendo a fotografar, ou apenas querem brincar um pouco. O CameraSim é um site que disponibiliza gratuitamente um simulador com muitas funções de uma câmera SLR/DSLR, ou seja: com os ajustes manuais que uma câmera dessa categoria oferece.

Apesar do site estar em inglês isso não é um problema, pois as opções são bastante intuitivas.

Pensando naqueles que ainda não entendem muito as funções da câmera, deixo algumas dicas para facilitar e instruir quanto ao uso do simulador, ou da própria câmera:

Indicador do fotômetro – É através dele que você irá saber se sua foto está com exposição correta. Se a barra indicadora estiver no meio dele, a foto está boa. Caso  o indicador esteja à esquerda, significa que sua foto ficará escura, e para direita clara demais.
Iluminação – Define a intensidade da luz em sua foto.
Distância – Essa é a distância em que o fotógrafo está do modelo. Na vida real é equivalente a andar para frente ou para trás.
Comprimento focal – Esse é o famoso “Zoom”. No caso desse simulador, é utilizada uma lente 18-55mm.
Prioridade de abertura, velocidade e modo manual – A prioridade de abertura “trava” o diafragma da câmera para que possa ser mantida a profundidade de campo.
A prioridade de exposição “trava” o obturador em uma velocidade padrão, o que é muito útil caso esteja fotografando em uma sessão que não permita velocidades além daquela estipulada por você. Em um show por exemplo, não podemos usar velocidades muito baixas, então deixamos travado em uma velocidade que congele a cena, não deixando assim que os objetos fiquem borrados ou com arrastos.
Já o modo manual permite que você decida sobre todos os controles disponíveis na câmera de modo independente um do outro.
Tripé – Ao utilizar uma velocidade de exposição muito baixa, será necessário utilizar o tripé para que a foto não fique tremida.
Obturador – É onde definimos o tempo que o obturador ficará aberto permitindo a entrada de luz que chega até o sensor/filme. Velocidades baixas tendem a deixar os objetos em movimento borrados, e velocidades altas tendem a deixar os mesmo congelados.
Abertura  – Regula a quantidade de luz que entra pela lente e atinge o sensor/lente. Quanto maior for o número menos luz entrará, e maior será sua profundidade de campo, e quanto menor for o número mais luz entrará, e menor será sua profundidade de campo. (caso não saiba o que quer dizer profundidade de campo, entenderá quando começar a “brincar”…)
ISO – Quanto maior o valor do ISO, mais sensibilidade o sensor terá com relação a luz incidida sobre ele.
Disparar –  Bom, essa é fácil!

Gostou da matéria ou teve alguma dúvida, deixe um comentário!
Muito obrigado, abraços e bons click’s!

Seque abaixo uma legenda para deixar a utilização mais confortável (clique para ampliar):
Legenda

Para acessar o site CameraSim, clique aqui ou use o aplicativo abaixo.

2 thoughts on “Aprenda a teoria da fotografia brincando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code